AssessoriaCasamentoDestaquesEvento SocialFotosGaleriaInspiração

O branco nosso de cada dia

Porque as noivas escolhem o branco para o dia do sim

Na cerimonia religiosa o momento mais esperado é a entrada da noiva. As atenções estão todas voltadas para o vestido. As especulações estão voltadas todas sobre o vestido, que nem sempre teve a cor branca. Há alguns séculos as noivas optavam por cores vibrantes como o vermelho, dourado, verde e, inclusive, preto. O que determinava o vestido era luxo e beleza, enaltecendo as posses das famílias.

Essas diferentes cores continuam sendo adotadas em países como a Indonésia, onde as noivas optam por vestidos coloridos e bordados; Peru, cuja tradição na capital é vestir vermelho e preto; Paquistão, onde os tons escuros, como vermelho, rosa ou roxo, têm mais força; Índia, cuja veste tradicional é a Grega Choli, normalmente na cor vermelha; Itália, onde acreditam que o verde traz sorte e riqueza; entre outros. Todavia, na maioria dos países, o branco segue como a cor preferida.

Apesar de o branco ser associado à pureza, inocência e até castidade, acredita-se que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento está relacionada a outros fatores culturais, como o casamento de três rainhas: Rainha da Escócia, Mary Stuart que optou pelo branco por conter no brasão da família; a Rainha da França, Maria de Médici que no mesmo período Michelangelo associou o branco a pureza, já que esta casou aos 14 anos e a Rainha da Inglaterra, Vitória que além do branco, fugindo das tradições da época, casou-se por amor e trocou a coroa por flores na cabeça e véu. Entrando para a história quando trouxe a conotação do amor, sentimento puro e verdadeiro, para o casamento já que antes era por puro interesses familiares.

A coroação de Napoleão Bonaparte também popularizou o uso do branco, já que o recém-intitulado imperador francês e sua esposa, Josefina, mandaram confeccionar trajes brancos bordados com fios de ouro para a cerimônia, que também foi marcada pela oficialização da união do casal.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo